01 dezembro, 2010

Gerenciando uma empresa.

Quando você é o presidente de uma empresa, qual é a sua função ?
Gerenciar os seus funcionários ? Analisar a documentação e todos os tipo de notas fiscais ?
Não deixar que nenhum funcionário esteja infeliz e insatisfeito com seu trabalho e que faça o melhor possível por você ?? Mas como você pensa em fazer tudo isso ? Vai passar de mesa em mesa, ala em ala para conversar com seu funcionário, fingindo que você o conhece e que ele é importante pra você ? Na verdade ele não é importante exatamente para você !!! Ele é importante para sua empresa, ele é uma das pessoas responsáveis por fazer sua empresa ir pra frente, por ela fazer o que faz, e o trabalho é assim, pelo menos no meu ponto de vista funciona do seguinte modo: O Empresário (dono da empresa) possui alguns “sócios”, que na verdade não querem te ajudar, só querem te usar de “escada” para seu próprio sucesso. E isso normalmente funciona, até certo ponto, até a tampa da panela ficar saturada e não aguentar mais e explodir, como quando você quer estourar uma pipoca e deixa a panela muito tempo no fogo. Estes “sócios”, devem “gerenciar” (ou melhor dizendo “controlar”) outros funcionários, no caso há coordenadores, abaixo deles, supervisores, abaixo dos supervisores, sempre há o setor operacional, aquele setor onde ninguém fica sabendo de nada, todos querem dar o melhor de si para serem reconhecidos, não como aquele “sócio” que pensa “ah. Já estou aqui no topo mesmo, vou subir mais pra onde ? Quero subir só se for para a presidência, então vamos ferrar com os escravos !! Aí eles vão ver quem realmente manda aqui ! O que é feito, são enviados ilusões, esperanças e sonhos para os “escravos” até então, inicia-se uma espécie de Plano de Carreira, Jogos e Incentivos, feitos pelos capataz ? Mas é claro que não ! Eles não teriam tal capacidade. Eles só tem a capacidade de usufruir de tudo o que você tem a oferecer (o que não é pouco) e quando você estiver sequinha, igual no filme A Múmia sabe ? Quando o cara que é “A Múmia” suga as pessoas, seus órgãos vitais para se regenerar, e a pessoa fica sequinha, igualzinho, nossos supervisores, coordenadores e sócios, estão nos sugando, igualzinho A Múmia, sugam nossos sonhos vitais, nossas experiências, nossa mente, nos deixa fracos, desanimados, desinteressados. E depois que eles já nos sugaram TUDO o que tínhamos para oferecer, eles simplesmente não precisam mais de nós, e pensam que podem nos tratar como lixo, ou como uma bituca de cigarro, depois que você já usou, não serve mais para nada mesmo, então fazemos o que ? Jogamos fora, na rua, na calçada, no lixo, na sarjeta, e é isso o que acontece conosco, tem pessoas que se fazem de boazinhas, amiguinhas, confiantes e meigas, e você pensa que pode contar com a pessoa, quando você precisa de algo, de alguma ajuda, de conselhos, aquela pessoa vai te ajudar, afinal, ela é tão boazinha e amiga, e você confia tanto nela, que você pensa “não é possível, essa pessoa vai me ajudar !! Ela é tão minha amiga !!!”. E é aí meu caro colega, que você se engana, você pode ter certeza que essa pessoa, que você sempre pensou ser sua amiga, sua confidente, sua colega, agora leia com atenção !! Pode ter CERTEZA que essa pessoa, mais cedo ou mais tarde vai te ferrar de algum modo, vai pisar em cima de ti e vai querer te usar como degrau para o seu próprio sucesso. Porque a vida é assim, não existe o trabalho em equipe... sempre tem um querendo ser melhor que o outro, um querendo sempre ganhar algo do outro, algo em troca, vai dizer que sua mãe nunca falou: “filho, vai na padaria pra mim??” e você falava: “tá, mais você vai me dar o troco?”. Isso é fazer uma coisa querendo algo em troca, hoje em dia ninguém mais faz nada por ninguém, não vão te ajudar quando você tive no poço, mas se nesse poço tiver aquela coisa verde que todos clamam para Deus, você sabe que sempre vai ter um que vai querer te ajudar, vai querer se beneficiar as suas costas. Tudo é feito na base de favores e trocas, até um relacionamento. Quando você começa a gostar de alguém, você espera o que ? Que ela te ame de volta não é ? você quer um retorno, quer o amor de volta, “se eu amo ele, ele também tem que me amar”, isso pra mim não é chamado de amor, amizade não se compra, não se vende e não se troca, assim como trabalho, se eu trabalho no operacional, na supervisão, na coordenação ou se eu sou o presidente, isso pra mim pouco me importa, o que realmente importa (e não é pouco), é aquilo que tenha sinceridade, honestidade e que seja algo verdadeiro, não adianta você ser o presidente da biboca ali da esquina velha, se você não tiver o mínimo de respeito por aquele cara que trabalha no seu ferro velho desmontando carros, ele tá ali, trabalhando do mesmo modo que você, se esforçando, ganhando seu dinheiro com a dignidade que ele merece, e não é só porque o cargo dele é mais abaixo que o seu, que ele deve ser tratado de maneira diferente. Pelo contrário, você devia trata-lo melhor do que você trata o seu cachorro, porque ele sim faz a sua “empresa” andar, faz a sua mísera empresinha de merda funcionar, faz aquela bomboniere bombar de criança, ou o seu restaurante sempre ter clientes, ou até a sua empresa aérea bombar de passageiros !!!!!!! Espero que entendam a mensagem que eu pelo menos TENTEI passar para vocês, só lembrando que essa é a minha visão, o modo como eu vejo as coisas, como eu acho tudo injusto, aliás, a vida é injusta ! Já nascemos sabendo que um dia vamos morrer. Então vamos pelo menos fazer a nossa parte e deixar nosso legado certo ?

Um comentário:

  1. tudo começa quando pensam: vou ter minha empresa, vou mandar em geral! os peões vão tudo comer na minha mão!
    Ou, vou fazer amizade com aquela pessoa, ela tem tal coisa que me interessa.
    Desde quando as pessoas começaram a pensar dessa forma tudo que envolve grupo de pessoas, trabalho, amizade, relacionamento já tem uma imagem distorcida...
    o mundo hj em dia é assim agora, não se pode confiar e nem esperar nada de quem a gente mais espera um reconhecimento.

    ResponderExcluir